domingo, 19 de julho de 2009

Biografia

Iolanda França Cardoso Araújo, filha de José Ribamar Cardoso e de Rita Benicia de França. Nasceu aos 11 de julho de 1966 em Retiro, povoado do Município de Mirinzal-MA, onde morou até os quatro anos, maranhense e mirinzalense com muito orgulho. Como outras crianças daquela época teve uma infância muito feliz.
Aos cinco anos de idade mudou-se do seu povoado, para viver na sede do Município de Mirinzal, onde vive até hoje, lá ingressou na escola primária, no ano de 1974, com sete anos começou a estudar o curso primário na escola “Grupo Escolar Duque de Caxias, onde permaneceu estudando até o curso ginasial, que concluiu em 1983. Estudou o curso magistério na Escola Normal” Adertília Lemos Costa, quando ainda estudava começou a prestar serviços no Cartório dessa cidade, onde trabalhou por vários anos, paralelo aos trabalhos docentes. Quando terminou o curso normal no ano 1986, o então prefeito Agenor Gomes Almeida, ofereceu um trabalho como servidora publica para lecionar em sala de aula, começou assim seus trabalhos com a educação. Em 1992, prestou concurso público e ingressou também no serviço público estadual, foi lotado na Unidade Integrada José Roberto Viana, no povoado de Uzina Joaquim Antonio, hoje o município de Central do Maranhão, lá prestou serviços por quatro anos, de pois transferiu-se para o município onde vive.
Como toda jovem apaixonou-se e teve um relacionamento que não deu certo, porém resultou o seu primeiro filho “Arnon Ricardo”, que nasceu no ano de 1993. Quando este tinha quatro anos de idade, conheceu o seu marido “Valfredo Carlos Pereira Araújo com quem teve seu segundo filho “Valfredo Júnior”, que nasceu no ano 1998, após quatro de convivência juntos casaram-se para oficializarem essa união”.
Quando já tinha treze anos de serviços prestados à educação como professora e lecionando numa escola de 2º grau do município, de devido a carência de professores com nível superior, resolveu voltar a estudar pelo Programa de Capacitação de Docentes-PROCAD da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, então prestou Vestibular e ingressou no Curso de Letras. Como sempre gostou de leitura, escolheu “Letras” e apaixonou-se pelo curso. Depois de quatro anos de estudos, formou-se realizando assim um grande sonho, pois sempre quisera cursar o nível superior, mas seus pais não tiveram condições de investir muito em seus estudos.
Porém em 2005, teve uma grande perda, com o falecimento de sua mãe, e mais tarde, o seu pai também veio a falecer. Foram anos defícies que só o tempo pode minimizar essa dor, porém jamais esquecer aqueles que tanto significaram à sua vida.
Em 2007 em exames de rotina descobriu que se encontrava doente em um grande mioma uterina que a levará a fazer uma cirurgia de risco, mas conseguiu mais uma vez superar os desafios que a vida lhe deu. Depois de tantas coisas desagradáveis, aconteceu uma muito boa, quando foi promovida duas vezes. Primeiro porque o então prefeito do Município convidou-a para ser Coordenadora pedagogia de 1º a 4º séries e segundo depois de ter esperando por mais de cinco anos, o ex-governador Jackson Lago, resolveu promover os professores, estando assim incluída entre esses.
A partir dai retornou novamente a estudar, desta vez para fazer uma especialização em Língua Portuguesa, pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano IESF, que concluirá em 2009 para que melhorasse ainda em seu trabalho educacional.
Hoje com 43 anos ainda tem um sonho a realizar; fazer Mestrado e ver seus filhos formados, pois enquanto houver vida, há esperança. Confia no senhor Deus, e o mais ele fará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário