sexta-feira, 24 de julho de 2009

Relatório

Relatório das atividades realizadas na Semana de Capacitação do Programa de Gestão Escolar – Gestar II.
A formação Continuada – Gestar II realizou-se em São Luis, aos 15 dias do mês de junho de 2009, na escola Centro de Ensino Médio Almirante Tamandaré “CEAT” no bairro Cohab. Com a formadora Maria Marlene, que nos repassou esta substituindo a nossa formadora anterior Aya, devido à mesma ficar impossibilitada de vir ministrar o curso. Então com a formadora Maria Marlene reiniciamos os trabalhos com a socialização das atividades dos cursistas das TPs trabalhados nos meses anteriores. Foram apresentados também no DATA SHOW, fotos e atividades desenvolvidas pelos professores formadores com seus cursistas.
No dia 16 iniciamos os trabalhos com o estudo da TP6, onde a formadora escreveu vários provérbios para que construíssemos um texto argumentativo em grupo, após apresentação dos trabalhos pelos grupos, a formadora concluiu falando sobre tese e argumento. Daí partimos para uma atividade na TP6 pág.38, concluindo-a com uma dinâmica de Argumentação. Ainda foi trabalhada a criação de Poesias com o titulo de “Algumas recordações” e “Algumas felicidades”, concluindo-se como leitura individual des poesias produzidas.
No terceiro dia iniciou-se com a leitura de texto de vários jornais no DATA SHOW, depois fizemos a atividade 5, pág.119 da TP6, produzimos coletivamente texto de palavras com a letra “r”, fechamos a atividade o texto 7. “Sim sou seu súdito”, do material de apoio. A partir daí fizemos a atividade 7 da unidade 24, Literatura para adolescentes. Fizemos também a leitura do artigo de Ormezinda Maria Ribeiro “De Fernando Sabino a Machado de Assis,” do Livro JANELAS NA CONSTRUÇÃO DA LEITURA, da mesma autora do artigo citado, neste foi falado como explorar a literatura com os adolescentes na sala de aula, logo em seguida foi-nos proposto a elaboração de uma atividade de literatura para adolescentes a ser apresentada no seminário de avaliação previsto para o mês de novembro/09.
Dia l8, iniciamos os trabalhos com a projeção de um documentário”A Língua , em seguida trabalhamos com Cruzamentos de Leitura, com exposição e socialização, daí partimos para a Unidade 3 da TPl, atividade 5, na página l03. Concluímos o dia com a confecção de um projeto Pedagógico.
No último dia tratamos da TP 2 com um texto “Carta a um fumante,” após a leitura do texto, foram produzidos textos com os seguintes temas: Perfume, Futebol e Nomes de carros, onde em grupos produzimos textos empregando os temas já citados. Daí trabalhamos a Intertextualidade, onde produzimos paródias, fabulas e histórias infantis. Trabalhamos ainda, Paráfrases e por último assistimos aos filme fechando assim os trabalhos da semana de capacitação.
Essa capacitação assim com a primeira foi de grande importância para melhoria do entendimento do Programa Gestar II, espero portanto fazer um bom trabalho junto aos cursistas do meu município, e assim contribuir para a melhoria da qualidade do ensino aprendizagem dos nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário