sexta-feira, 24 de julho de 2009

RELATÓRIO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR- GESTAR II.

A Formação Continuada Gestar II em São Luis (MA) realizou-se, aos dezesseis dias do mês de fevereiro de dois mil e nove. A cerimônia de abertura aconteceu na Escola Estadual Liceu Maranhense, às 9 horas, com a presença do Secretário de Estado da Educação Dr. Lourenço Vieira, assessores de educação, professores formadores e outros. Após a entoação do hino nacional, foi apresentado o principal objetivo do Gestar II: Refletir sobre diferentes concepções de língua como atividade simbólica e dialógica, considerando o texto a unidade de trabalho no processo ensino aprendizagem em Língua Portuguesa que dá subsídios indispensáveis para a construção social que se estabelece entre os agentes do fazer educativo.
O Secretario Lourenço Vieira, ressaltou o seu entusiasmo pelo Programa que atuará em oito pólos do nosso Estado e colocou-se à disposição para somar esforços que resultem em transformar o ensino maranhense em ensino de excelência sem deixar de ser público.
Após a cerimônia de abertura foi usada uma dinâmica para que cada participante recebesse seu kit e saber sua sala. Chegando-se na sala de Língua Portuguesa ficamos com a formadora Ormezinda Maria Ribeiro Aya, onde houve as apresentações entre professores cursistas e professora formadora. Cada cursista citou nome, município de origem e expectativas para o curso. Em seguida para o inicio das atividades do dia, produção de textos a partir de palavras desconhecidas, depois cada grupo apresentou seu texto produzido em plenário, com as considerações da formadora.
No dia dezessete, trabalhamos a TP3, com a diferença entre gêneros e tipos textuais a partir da unidade 9, em seguida e em grupos recebemos um grande envelope com diversos gêneros textuais para que relacionássemos aos respectivos nomes. Depois houve a socialização da atividade entre formadora e cursistas.Daí foi nos apresentado no data show vários gêneros e tipos textuais, então partimos para a prática em grupos foram produzidos vários textos como: Os passos, Bumba meu boi, Cadencia da folia, Triângulo amoroso, etc.
No terceiro dia, iniciamos os trabalhos com um texto reflexivo “A águia”, em seguida a formadora mostrou-nos a diferença entre palíndromo e anagrama. Depois partimos para o estudo da TP4 onde foi falado sobre ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, a partir do filme “Os narradores de Javé, foi elaborado em Plano de Aula em grupo sobre as unidades da TP em estudo.
No quarto e quinto dia, trabalhamos a TP 5, onde foram usadas varias dinâmicas de produções textuais, entre as quais, produções nos estilos: Silvio Santos, Hebe Camargo, Gil Gomes, Lula, Luciano Huck . etc. Também criamos o Blog do Gestar no Maranhão e o hino do Gestar da nossa turma . Foi esclarecido pela formadora Aya, que deveríamos organizar o portifólio das nossas atividades e também dos nossos professores cursistas.
Durante o encontro do Programa Gestar II, fora trabalhadas várias oficinas de grande validade a melhoria da minha prática profissional, pois a metodologia do programa oferece uma melhor reflexão à nossa prática, isto norteará o trabalho à aprendizagem do aluno, uma vez que esse é o foco principal de nossa atividade educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário