sexta-feira, 24 de julho de 2009

Relatório 04
Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar-Gestar II.
Relatório de Atividades realizadas pela professora formadora Iolanda França Cardoso Araújo.
Aos 27 de junho de 2009, retornamos as atividades do Programa de Gestão da Aprendizagem Gestar II do município de Mirinzal-Maranhão, às 7:00 horas na Unidade Escolar Duque de Caxias. Iniciamos os trabalhos com um texto refletivo “Um repentente fala do Currículo” após a leitura do texto vários cursistas fizeram seus comentários a respeito do entendimento do texto, fazendo comparações aos trabalhos em sala de aula. Daí eles narraram suas dúvidas a respeito da Metodologia do Programa, diante disso voltamos aos esclarecimentos do Guia Geral, depois partimos para a explicação das TPs e também como se constituem os trabalhos com as mesmas. Expomos ainda sobre as unidades ímpares que serão trabalhadas nas horas presenciais e as pares a serem estudadas individualmente, falamos ainda dos Avançando na prática, Lições de casa e as Oficinas. Após os esclarecimentos das TPs , foi apresentado um slide no data show com o tema “Os três leões”. E assim foram encerradas as 5 hs correspondentes ao terceiro encontro.
A partir das l3:30 horas voltamos as atividades com o estudo da TP3, na unidade 9, página l5 até a 32 com o tema “O conhecimento intuitivo de gênero”. Após cada atividade realizada a formadora socializava e colocava questionamentos a respeito do tema em estudo, tirando assim as dúvidas existentes do tema. Daí partimos para a leitura do texto 8 do material de apoio”Casa”, em grupos partimos para a prática, onde estes produziram um texto utilizando um gênero textual por grupo, depois apresentaram os textos produzidos em plenário.
Em seguida iniciamos a unidade 11 cujo tema “Tipos textuais,” através da dinâmica dos Envelopes da Linguagem, desta vez formaram dois grupos para desenvolverem as tarefas. Com a socialização dessa tarefa a formadora falou sobre a diferença entre gênero e tipos textuais. Não foi possível avançarmos nesta unidade, ficando para ser reforçado no próximo encontro que será no l7 de julho/09. Depois das atividades realizadas foi feita a avaliação do dia, onde os cursistas acharam muito positivo os trabalhos realizados.
Estes encontros foram bastante proveitosos, pois sentir-me mais segura diante da tarefa de formadora. Espero que os próximos encontros sejam ainda melhores, a fim de realizarmos um trabalho cada vez mais qualificado voltado para a educação do nosso Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário